O Amazônico tem como um de seus pilares a valorização da região amazônica, aquela em que vivemos e tanto zelamos. No último dia de 2024, relembre os principais momentos da nossa cobertura sobre a Amazônia.
Secas e queimadas na Amazônia
De forma trágica, o colapso ambiental e climático recaiu sobre a Amazônia durante 2024. Com incêndios descontrolados e a escassez de chuva, a população amazônica sofreu com secas inéditas nos rios, e temperaturas maiores que o normal.
Confira nossa reportagem sobre as previsões de baixas na Bacia Amazônica aqui.
Como consequência, previu-se também uma nova onda de pressão inflacionária decorrente do caos climático e ambiental. Você pode ler mais aqui.
Com a crescente dos incêndios, estudos apontaram que 99% deles foram incitados por ação humana, expondo a gravidade da situação. Nós explicamos mais nesta matéria.
O Governo Federal, após a tentativa de aplicar diversas medidas ambientais e financeiras para mitigar as consequências das queimadas amazônicas, admitiu que ainda faltam planos suficientes para lidar com o cenário. Leia aqui.
G20 em Belém
Em setembro, Belém, a capital do Pará, recebeu o encontro de Ministros de Turismo do G20, e a ocasião foi propícia para cobranças para outras nações agirem no suporte pela Amazônia. Leia o posicionamento do Ministro Celso Sabino aqui.
Foi um momento muito importante para retomada do diálogo sobre a Amazônia, principalmente diante da Declaração de Belém, assinada na Cúpula da Amazônia. Saiba mais sobre a importância desse documento nesta matéria.
Círio de Nazaré
Outubro, como todos os anos, trás a beleza e o encantamento do Círio de Nazaré. A festa, que é cultural e religiosa, é parte vital para os paraenses.
No Círio 2024, fizemos um balanço da festa, que trouxe uma quantidade maior de turistas esse ano, e indicamos vários eventos que ocorreram durante a semana. Confira aqui.
Não poderíamos deixar de destacar a tão famosa Festa da Chiquita, que neste ano completou 47 anos. Veja mais nesta matéria.
Cultura na Amazônia
O que não faltou em 2024 foi fomento à cultura na Amazônia. O povo paraense pôde desfrutar de eventos como o Amazônia Mapping, 6ª edição do Festival Internacional de Filme Etnográfico do Pará (Fifep), além de literatura amazônica, como é o caso do quadrinho de Gidalti Jr., e o livro premiado de Airton Souza, “Outono em Carne Estranha”.
Para termos um gostinho de 2025, a Grande Rio fez um ensaio fotográfico especial sobre os encantos paraenses, em degustação do seu enredo do próximo ano, “Pororocas Parawaras: as águas dos meus encantos na conta dos curimbós”.
Eleições
O ano de 2024 foi ano de eleições municipais, e O Amazônico não ficou de fora desse momento decisivo para nossa democracia.
Na disputa em Belém, o 2° turno ficou entre Éder Mauro e Igor Normando, culminando com a vitória do segundo, conforme previsto aqui. As eleições na prefeitura de Ananindeua também foram abordadas aqui, e você pode ler mais neste artigo.
Cobrimos também a política no Reino Unido e nos Estados Unidos.
2025
Muito ficou de fora nesta retrospectiva. A Amazônia é gigante, e O Amazônico quer andar ao lado dela, honrando as nossas raízes.
Que 2025 possamos falar mais, discutir mais, noticiar mais, opinar mais, tudo pela nossa região.
Obrigado pela audiência e até ano que vem, que já vira a esquina.
Créditos da imagem: Agência Brasil.