A cidade que agoniza, Belém do Pará, faz aniversário em
12 de janeiro. Apesar dos pesares, aquela que já foi chamada de “Metrópole da
Amazônia", permanece linda e amada aos olhos e corações dos seus filhos
“biológicos” ou “adotados”.
Festas e férias
A data magna de Belém coincide com o
período das férias escolares, que são antecedidas pelas festas de natal e ano
novo.
Presente de
grego
Entra ano, sai ano, chegam as férias,
acabam as férias, e as notícias de confusões, “calorões” e crises de stress
recorrentes, acontecem em Val-de-Cans.
Tarifas e
serviços
Em 2022, a nova gestora do local
historicamente administrado pelo Infraero ganhou uma certa imunidade, mas o
tempo está passando e a paciência da população encontra-se no limite da
exasperação com as tarifas que paga e os serviços que recebe.
Vaias virais
Tome-se
como exemplo do humor atual das pessoas, o vídeo que viralizou outro dia quando um
paraense conclamara os presentes a emitirem uma sonora vaia contra a
concessionária e o estado de coisas que acontecem no aeroporto de Belém.
Gargalo gigante
Ao completar 408 verões com chuva e/ou
sol ou invernos chuvosos e ensolarados, em 2024, uma sexta-feira, a Cidade das
Mangueiras tem entre os seus principais gargalos o sucateamento e o abandono da sua porta mais importante de entrada e saída: o Aeroporto Júlio
Cezar Ribeiro, chamado também de Aeroporto Internacional de Val-de-Cans ou, simplesmente, de aeroporto de Belém.
Objetivo
Cumpre
fazer o registro, pois o objetivo desta coluna é tentar entender o por quê dessa
situação que não se resolve. Afinal, cada cidadão que se dirige ao aeroporto
com finalidade de embarque ou desembarque pagou para estar ali.
125 milhões
Em
2022, a Norte
da Amazônia Airports (NOA), empresa fruto do Consórcio Novo Norte, arrematou o
Bloco Norte II na 7ª rodada de concessões de aeroportos promovida pela Agência
Nacional de Aviação Civil (ANAC). Em agosto daquele ano eleitoral, a oferta de
outorga de cento e vinte e cinco milhões de reais, feita pelo “Novo Norte”, foi a
vencedora.
Muito prazer
Em
respeito e esperança renovada na data do aniversário da cidade
quadricentenária, seguem algumas perguntas sem respostas e esclarecimentos que devem ser refeitas aos concessionários:
Questionamentos recorrentes
Por
que um consórcio que venceu uma disputa pública na qual se comprometeu a gerir
um equipamento estratégico que envolve as áreas social, econômica, estratégica,
de segurança nacional, entre outras, não funciona a contento em respeito aos
cidadãos pagadores de impostos e ao processo ao qual se submeteu?
Qual a razão para a
falta de resolução dos problemas relativos ao calor interno a qualquer hora do
dia no terminal de embarque, goteiras e troca do revestimento do teto no
terminal de desembarque?
Se há como resolver
essas e outras situações, quais os prazos para cada uma delas?
A NOA tem ou exerce
uma política de comunicação para com a sociedade que utiliza o serviço da
concessão do aeroporto de Belém?
Três décadas
De
acordo com o edital para a concessão, a NOA será a concessionária responsável
pela administração do Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans por trinta
anos.
Tabela
No ranking dos 100 aeródromos mais
movimentados do país no mês de outubro de 2023, o aeroporto de Belém ficou na
décima quinta posição.
Relatório
O indicador consta no “Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo” emitido pelo
Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA), unidade subordinada ao
Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), ambos subordinados ao Comando
da Aeronáutica, o antigo ministério de mesmo nome.
Mês do Círio
Os belenenses não devem se conformar ou
muito menos comemorar o 15º lugar entre os 100 mais movimentados aeródromos do
Brasil, posto que na data da emissão do relatório era a época do Círio de
Nazaré, historicamente o ápice do turismo em Belém, ainda que tenha havido um
aumento de mais de 18% se comparado com o ano anterior à pandemia da Covid,
2019.
Fundamental
Por interligar a capital paraense a destinos nacionais e internacionais, assim como a locais de difícil acesso, a NOA define Val-de-Cans como um aeroporto fundamental para o transporte de passageiros e cargas.
Integração
A concessionária do aeroporto de Belém e de Macapá o define ainda como “importante equipamento para a integração nacional”.
Arquitetura futurista
O site diz ainda que “o aeroporto traz arquitetura futurista que otimiza a
iluminação natural e possui elementos que reforçam a sensação de chegar à
Amazônia”.
Respeito
Para além das obrigações contratuais, em
cumprimento ao que diz em seu próprio site institucional, a concessionária deve
prezar pela arquitetura futurista do local e requalificá-lo à altura da sua
importância e história.
Comunicação
Pela natureza da sua operação, a
concessionária deveria avaliar que já passou do tempo de integrar-se à vida
cotidiana da capital e do estado do Pará, se apresentando e prestando contas
aos pagadores de impostos, sobre as soluções que tem de apresentar e os prazos
respectivos.
Institucional
A NOA se apresenta como uma empresa “marcada pelo DNA de
liderança e eficiência da Socicam e Dix Empreendimentos”.
Propósito
A empresa informa
que “nasce com o propósito de contribuir com o desenvolvimento da região norte
do país, a partir da união de esforços para elevar a qualidade da
infraestrutura aeroportuária de Belém e Macapá”.
Pousos e decolagens
A
NOA também informa um resumo da movimentação aeroportuária entre setembro e
novembro de 2023. Segundo a concessionária, houve mais de doze mil pousos e
decolagens e mais de 850 mil embarques e desembarques em Val-de-Cans.
Milhão
A manter-se a média do período, quando forem acrescentados a esses
números os de dezembro e fechar-se o quadrimestre, decerto o total de embarques
e desembarques irá passar da casa do milhão.
Passado
Houve
um tempo em que as pessoas iam aos aeroportos como parte de um programa de lazer. Isso valia para quem vivia nas cidades mais
desenvolvidas com seus mega movimentados aeroportos e, sobretudo, nas
cidades menores.
NOA numa boa?
No
aniversário que se avizinha, os cidadãos comuns de Belém desejam que a NOA faça jus a esperança depositada
no que fora prometido quando da realização da concessão vencida pela empresa
representante do consórcio que é o seu mantenedor.
COP 30
A COP 30 representa uma esperança para os paraenses de que seu legado seja uma virada de chave capaz de abrir as portas da relevância, cidadania e do desenvolvimento socioeconômico e sustentável de Belém. Até lá e após a sua realização, a população paraense espera que o aeroporto da capital seja notícia pela sua movimentação, e não mais em razão dos seus problemas que se tornaram históricos.