Aeroporto de Belém pede socorro

Consumidores e passageiros convivem com problemas que vão do calor à deterioração interna, e se tornaram crônicos em Val de Cans.

03/01/2024 16:39
Aeroporto de Belém pede socorro

A cidade que agoniza, Belém do Pará, faz aniversário em 12 de janeiro. Apesar dos pesares, aquela que já foi chamada de “Metrópole da Amazônia", permanece linda e amada aos olhos e corações dos seus filhos “biológicos” ou “adotados”.

Festas e férias
A data magna de Belém coincide com o período das férias escolares, que são antecedidas pelas festas de natal e ano novo.

Presente de grego
Entra ano, sai ano, chegam as férias, acabam as férias, e as notícias de confusões, “calorões” e crises de stress recorrentes, acontecem em Val-de-Cans.

Tarifas e serviços
Em 2022, a nova gestora do local historicamente administrado pelo Infraero ganhou uma certa imunidade, mas o tempo está passando e a paciência da população encontra-se no limite da exasperação com as tarifas que paga e os serviços que recebe.

Vaias virais
Tome-se como exemplo do humor atual das pessoas, o vídeo que viralizou outro dia quando um paraense conclamara os presentes a emitirem uma sonora vaia contra a concessionária e o estado de coisas que acontecem no aeroporto de Belém.

Gargalo gigante

Ao completar 408 verões com chuva e/ou sol ou invernos chuvosos e ensolarados, em 2024, uma sexta-feira, a Cidade das Mangueiras tem entre os seus principais gargalos o sucateamento e o abandono da sua porta mais importante de entrada e saída: o Aeroporto Júlio Cezar Ribeiro, chamado também de Aeroporto Internacional de Val-de-Cans ou, simplesmente, de aeroporto de Belém.

Objetivo
Cumpre fazer o registro, pois o objetivo desta coluna é tentar entender o por quê dessa situação que não se resolve. Afinal, cada cidadão que se dirige ao aeroporto com finalidade de embarque ou desembarque pagou para estar ali.

125 milhões
Em 2022, a Norte da Amazônia Airports (NOA), empresa fruto do Consórcio Novo Norte, arrematou o Bloco Norte II na 7ª rodada de concessões de aeroportos promovida pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Em agosto daquele ano eleitoral, a oferta de outorga de cento e vinte e cinco milhões de reais, feita pelo “Novo Norte”, foi a vencedora.

Muito prazer
Em respeito e esperança renovada na data do aniversário da cidade quadricentenária, seguem algumas perguntas sem respostas e esclarecimentos que devem ser refeitas aos concessionários:

Questionamentos recorrentes
Por que um consórcio que venceu uma disputa pública na qual se comprometeu a gerir um equipamento estratégico que envolve as áreas social, econômica, estratégica, de segurança nacional, entre outras, não funciona a contento em respeito aos cidadãos pagadores de impostos e ao processo ao qual se submeteu?

Qual a razão para a falta de resolução dos problemas relativos ao calor interno a qualquer hora do dia no terminal de embarque, goteiras e troca do revestimento do teto no terminal de desembarque?

Se há como resolver essas e outras situações, quais os prazos para cada uma delas?

A NOA tem ou exerce uma política de comunicação para com a sociedade que utiliza o serviço da concessão do aeroporto de Belém?

Três décadas
De acordo com o edital para a concessão, a NOA será a concessionária responsável pela administração do Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans por trinta anos.

Tabela
No ranking dos 100 aeródromos mais movimentados do país no mês de outubro de 2023, o aeroporto de Belém ficou na décima quinta posição.

Relatório
O indicador consta no “Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo” emitido pelo Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA), unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), ambos subordinados ao Comando da Aeronáutica, o antigo ministério de mesmo nome.  

Mês do Círio
Os belenenses não devem se conformar ou muito menos comemorar o 15º lugar entre os 100 mais movimentados aeródromos do Brasil, posto que na data da emissão do relatório era a época do Círio de Nazaré, historicamente o ápice do turismo em Belém, ainda que tenha havido um aumento de mais de 18% se comparado com o ano anterior à pandemia da Covid, 2019.

Crédito ilustração: DECEA / CGNA

Fundamental

Por interligar a capital paraense a destinos nacionais e internacionais, assim como a locais de difícil acesso, a NOA define Val-de-Cans como um aeroporto fundamental para o transporte de passageiros e cargas.

Integração

A concessionária do aeroporto de Belém e de Macapá o define ainda como “importante equipamento para a integração nacional”.

Arquitetura futurista

O site diz ainda que “o aeroporto traz arquitetura futurista que otimiza a iluminação natural e possui elementos que reforçam a sensação de chegar à Amazônia”.

Respeito

Para além das obrigações contratuais, em cumprimento ao que diz em seu próprio site institucional, a concessionária deve prezar pela arquitetura futurista do local e requalificá-lo à altura da sua importância e história.  

Comunicação

Pela natureza da sua operação, a concessionária deveria avaliar que já passou do tempo de integrar-se à vida cotidiana da capital e do estado do Pará, se apresentando e prestando contas aos pagadores de impostos, sobre as soluções que tem de apresentar e os prazos respectivos.

Institucional

A NOA se apresenta como uma empresa “marcada pelo DNA de liderança e eficiência da Socicam e Dix Empreendimentos”. 

Propósito

A empresa informa que “nasce com o propósito de contribuir com o desenvolvimento da região norte do país, a partir da união de esforços para elevar a qualidade da infraestrutura aeroportuária de Belém e Macapá”.

Pousos e decolagens

A NOA também informa um resumo da movimentação aeroportuária entre setembro e novembro de 2023. Segundo a concessionária, houve mais de doze mil pousos e decolagens e mais de 850 mil embarques e desembarques em Val-de-Cans.

 Milhão

A manter-se a média do período, quando forem acrescentados a esses números os de dezembro e fechar-se o quadrimestre, decerto o total de embarques e desembarques irá passar da casa do milhão.

Passado

Houve um tempo em que as pessoas iam aos aeroportos como parte de um programa de lazer. Isso valia para quem vivia nas cidades mais desenvolvidas com seus mega movimentados aeroportos e, sobretudo, nas cidades menores.

NOA numa boa?

No aniversário que se avizinha, os cidadãos comuns de Belém desejam que a NOA faça jus a esperança depositada no que fora prometido quando da realização da concessão vencida pela empresa representante do consórcio que é o seu mantenedor.

COP 30

A COP 30 representa uma esperança para os paraenses de que seu legado seja uma virada de chave capaz de abrir as portas da relevância, cidadania e do desenvolvimento socioeconômico e sustentável de Belém. Até lá e após a sua realização, a população paraense espera que o aeroporto da capital seja notícia pela sua movimentação, e não mais em razão dos seus problemas que se tornaram históricos. 

Reprodução



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