O jornal Folha de S. Paulo publicou nesta sexta-feira, 14, uma análise sobre a conjuntura e atuação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a falta de repercussão da polêmica de exploração de petróleo na Amazônia.
Desde que voltou ao poder, em janeiro, Donald Trump vem chacoalhando a política e a economia globais, dominando assim as atenções —e o noticiário— em boa parte do mundo. Na avaliação de ambientalistas, essa conjuntura internacional contribuiu para a pouca repercussão da ofensiva do Brasil pela exploração de petróleo na Bacia Foz do Amazonas.
As dimensões do ataque sem precedentes do republicano à agenda ambiental domésticanos EUA também acabam dominando o debate público.
Depois de ter anunciado, ainda no primeiro dia de mandato, o pedido de saída dos EUA do Acordo de Paris, Trump seguiu um ritmo de alterações profundas em praticamente tudo relacionado à questão climática em seu país.
Diante disso, o aumento da pressão do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a concessão de uma licença exploratória na margem equatorial acaba evidentemente ofuscado.
Essa questão pode acabar prejudicando a imagem de potência ambiental que o Brasil deseja projetar com a organização da COP30, a 30ª conferência do clima das Nações Unidas, que acontece em Belém, no Pará, em novembro.
Conforme revelado pela Folha, a proximidade da COP30 é justamente um dos argumentos usados por uma ala do Executivo para acelerar a liberação da licença para pesquisar petróleo no chamado bloco 59.
Apesar do cenário adverso à repercussão internacional do que acontece no Brasil, organizações ambientais têm apostado em deixar uma "ofensiva preparada" em caso de aprovação da licença para a Petrobras.
Uma representante de uma grande organização não governamental, que pediu para não ser identificada, afirma que o objetivo é reagir com rapidez, garantindo que a questão seja amplamente discutida no exterior.
YouTube - @podcastdoamazonico
Instagram - @doamazonico
Facebook - O Amazônico Toni Remigio
Fale conosco:
Whatsapp - Telegram: 91 98537-3356
E-mail: contato@oamazonico.com.br
Fale conosco:
Whatsapp - Telegram: 91 98537-3356
E-mail: contato@oamazonico.com.br