Matéria publicada no jornal Diário do Pará, edição de sábado e domingo, 07 e 08, informou que o Rio Tocantins será plenamente navegável em 2028.
O anúncio foi feito pelo presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, que afirmou que os estudos de viabilidade ambiental para as licenças do derrocamento do Pedral do Lourenço, no Rio Tocantins, devem ser concluídos até o final deste ano.
Após isso, a previsão para o início do processo de retirada das pedras a partir do 1º trimestre de 2025, com duração estimada de toda a obra para 33 meses e conclusão projetada para 2028, segundo a matéria.
Milhões de toneladas
A perspectiva é que, ao final do projeto, o Rio Tocantins possa movimentar 40 milhões de toneladas de carga, ou 30% de toda a movimentação feita atualmente pelas hidrovias brasileiras.
Ainda segundo a publicação, outro efeito positivo da intervenção será ajudar na despoluição do ar e na redução da emissão de dióxido de carbono.
A edição destaca que um dos fundadores do jornal, o senador Jader Barbalho, articulou a indicação de recursos no valor de R$ 400 milhões como emenda de bancada para melhorias no canal de navegação do Tocantins.
O Liberal
Outras obras também têm expectativa de começarem em 2025.
O Liberal por meio da coluna de Ronaldo Brasiliense informou, na sua edição de domingo, que a liberação para a Ferrovia do Grão (Ferrogrão), entre Sinop, no norte do Mato Grosso, e Miritituba, em Itaituba, no sudoeste do Pará, deve ser liberada no próximo ano.
A ferrovia vai abrir o caminho para que a produção de grãos no Centro-Oeste seja escoada pelo Tapajós.
A implantação do ramal da Ferrovia Norte-Sul, entre Açailândia, no Maranhão, e o porto de Vila do Conde, em Barcarena, também está sendo visada para 2025.
Ponte liga Pará a Tocantins
Outra obra confirmada por O Liberal é a primeira ponte sobre o rio Araguaia, unindo São Geraldo do Araguaia, no Pará, e Xambioá, em Tocantins, que deve ser inaugurada até março de 2025.
Crédito das imagens: Agência Gov.