Margem Equatorial: Marina Silva evita conflitos no governo.

04/03/2025 09:00
Margem Equatorial: Marina Silva evita conflitos no governo.

As pressões para a liberação da exploração de petróleo na Margem Equatorial na Amazônia recaem sobre a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que evita conflitos no governo.

A reportagem é do jornal O Globo, que afirma que o presidente Lula faz uma pressão explícita para a liberação, enquanto a ministra diz que a decisão do Ibama, subordinado à sua pasta, será “técnica”.


Conforme noticiado aqui no O Amazônico, na semana passada, os técnicos do Ibama recomendaram a negação da exploração, mas sem estabelecer a decisão definitiva.


O histórico de conflitos do governo Lula com a ministra Marina advém de outras gestões. Em 2007, Silva deixou o cargo moti- vada por dois fatores: a decisão de Lula de transferir para o ministro de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, a gestão do Plano Amazônia Sustentável e as pressões dos então governadores do Mato Grosso, Blairo Maggi, e de Rondônia, Ivo Cassol, para flexibilizar o plano de combate ao desmatamento. 


Hoje, de acordo com auxiliares, a ministra tem afirmado internamente que a sua pos- tura é a mesma adotada na sua passagem anterior, e que não faria sentido deixar o cargo por causa do episódio da Foz do Amazonas. Argumenta que as suas posições pessoais não podem influenciar as licenças técnicas dadas pelo Ibama e lembra que no passado houve autorização para a construção da usina de Angra 3 mesmo com a sua posição contrária à energia nuclear.


Marina também não tem externado a sua posição sobre a conveniência ou não de abrir uma nova frente de exploração de petróleo em um momento em que o país se compromete a reduzir a emissão de combustíveis fósseis, o que para ambientalistas aliados da ministra é contradição.


Créditos da imagem: Agência Brasil.


Instagram - @doamazonico
Facebook - O Amazônico Toni Remigio
Fale conosco:
Whatsapp - Telegram: 91 98537-3356
E-mail: contato@oamazonico.com.br
YouTube - @podcastdoamazonico

Mais matérias Amazônia