Um estudo de Diagnóstico Participativo sobre a organização social do cuidado em Belém (PA), realizado no último bimestre de 2024 pelo projeto Ver-o-Cuidado, afirmou que as mulheres que residem em Belém 11,7 horas de trabalho, considerando tanto as atividades remuneradas quanto o trabalho de cuidado não remunerado.
Ou seja, grande parte do dia das mulheres na capital paraense é dedicado ao trabalho, seja ele remunerado ou não.
O diagnóstico busca compreender como as redes de cuidado funcionam no município para além dos dados oficiais, colaborando com informações para a criação de políticas públicas que promovam, em Belém, a corresponsabilidade social e de gênero pelos cuidados.
O levantamento é resultado da análise de dados secundários de bases oficiais, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e da própria Prefeitura de Belém; em combinação com pesquisa e entrevistas que ouviram mulheres moradoras de diferentes regiões de Belém, além de servidoras e servidores municipais atuantes em instituições ligadas às políticas de cuidado.
O projeto Ver-O-Cuidado é uma parceria entre a ONU Mulheres e a Prefeitura de Belém, com o apoio da Open Society Foundations.
Créditos da imagem: Agência Belém.
Instagram - @doamazonico
Facebook - O Amazônico Toni Remigio
Fale conosco:
Whatsapp - Telegram: 91 98537-3356
E-mail: contato@oamazonico.com.br
Fale conosco:
Whatsapp - Telegram: 91 98537-3356
E-mail: contato@oamazonico.com.br