Pavimentação da BR-319 na Amazônia afeta áreas preservadas

Situação pode agravar crise climática, alertam pesquisadores.

30/09/2024 11:00
Pavimentação da BR-319 na Amazônia afeta áreas preservadas

Carolina Bataier, em reportagem para o Brasil de Fato, alertou sobre a retomada das obras da BR-319, incentivada pelo presidente Lula. 


A via que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO) facilita o acesso a terras públicas, o que faz virarem alvo de grileiros – criminosos que invadem essas áreas e falsificam documentos para lucrar com a venda dos lotes.  


Na avaliação de ambientalistas, a devastação decorrente da pavimentação da BR é inevitável e já pode ser percebida por comunidades do entorno.


A longo prazo, a devastação local pode gerar ondas de calor em Manaus, redução do volume de água nos rios da Amazônia e mudanças no regime das chuvas no país.


Presidente Lula opina


Em visita recente ao estado do Amazonas, o presidente Lula defendeu a retomada das obras da BR-319, ressaltando que o empreendimento não deve gerar impactos ambientais.


"Não vamos permitir o desmatamento e a grilagem de terra próximo à rodovia, como é habitual acontecer neste país", disse Lula, na Aldeia Kainã, do povo Munduruku, em Manaquiri (AM), um dos municípios no trecho da estrada.


Siga:
YouTube - Podcast D’OAmazônico
Instagram - @doamazonico
Facebook - O Amazônico Toni Remigio


Fale conosco:
Whatsapp - Telegram: 91 98537-3356
E-mail: contato@oamazonico.com.br 

Mais matérias Amazônia