O presidente da COP30, o embaixador André Corrêa Lago, afirmou em discurso na Organização das Nações Unidas (ONU) nesta quarta-feira, 5, que as prioridades da conferência serão voltadas para os resultados práticos, deixando de lado as longas negociações.
Segundo o portal G1, o embaixador afirmou que a conferência do clima de 2025 terá como foco ampliar o financiamento climático para países em desenvolvimento e acelerar a implementação das metas do Acordo de Paris.
A intenção é que a COP30 seja um marco no debate climático global.
“COP30 precisa representar a transição definitiva da fase de negociações para a fase de ação e implementação”, afirmou o embaixador.
O Amazônico repercutiu no último dia 17, uma análise do jornal Estadão que expôs o que o presidente da COP30 afirmou: esta conferência precisa ser a dos resultados e da implementação. Veja a análise aqui.
Além disso, Corrêa Lago disse que um dos principais objetivos da presidência brasileira será destravar o fluxo de recursos para ajudar países em desenvolvimento a financiar ações de adaptação e mitigação das mudanças climáticas.
O presidente da COP30 ressaltou ainda a urgência de acelerar a implementação do Acordo de Paris, aprovado em 2015.
Embora as regras do acordo já estejam estabelecidas, ele defendeu que agora é hora de transformar os compromissos assumidos pelos países — como as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) — em ações concretas para limitar o aquecimento global a 1,5°C.
Créditos da imagem: Agência Pará.
YouTube - @podcastdoamazonico
Instagram - @doamazonico
Facebook - O Amazônico Toni Remigio
Fale conosco:
Whatsapp - Telegram: 91 98537-3356
E-mail: contato@oamazonico.com.br
Facebook - O Amazônico Toni Remigio
Fale conosco:
Whatsapp - Telegram: 91 98537-3356
E-mail: contato@oamazonico.com.br