Quebra da circulação do Atlântico aumentaria risco de colapso da Amazônia, alerta estudo

01/11/2024 18:00
Quebra da circulação do Atlântico aumentaria risco de colapso da Amazônia, alerta estudo

Um estudo liderado por cientistas da USP e publicado nesta sexta-feira,1°,  na revista Nature Geoscience investiga o possível colapso do sistema de correntes oceânicas do Atlântico como  um dos fatores que mais ameaçam o equilíbrio climático da Terra.

As consequências serão drásticas para o transporte de calor e a distribuição de chuvas em grande parte do planeta. Uma dessas consequências, segundo os cientistas, seria uma mudança nos padrões de precipitação da Amazônia, com redução de chuvas no norte e aumento de chuvas no sul do bioma. 


O estudo, divulgado pelo Jornal da USP, afirma que as mudanças climáticas desencadeadas pelo enfraquecimento da Célula de Revolvimento Meridional do Atlântico (mais conhecida como Amoc, na sigla em inglês), somadas às mudanças no uso do solo vinculadas ao desmatamento, podem provocar um colapso irreversível da cobertura florestal da Amazônia.


 “Os efeitos negativos de uma desaceleração da Amoc sobre a vulnerabilidade do norte da Amazônia, combinados com o estado atual de pressão antropogênica sobre os setores leste e sudeste da bacia, poderiam impactar o ecossistema amazônico de forma sistemática”, escrevem os pesquisadores.




Siga:
YouTube - Podcast D’OAmazônico - Toni Remigio
Instagram - @doamazonico
Facebook - O Amazônico Toni Remigio
Fale conosco:
Whatsapp - Telegram: 91 98537-3356
E-mail: contato@oamazonico.com.br

Mais matérias Amazônia