A Casa Moqueio – Espaço Gastronômico foi destaque na revista piauí de setembro, edição nº. 216. Na reportagem de Leandra Souza, é informado que a Casa, localizada na Ilha do Mosqueiro, tem como objetivo recuperar técnicas e sabores ancestrais da culinária indígena e ribeirinha, aliando com o charme bucólico de Mosqueiro, a beira da Baía do Marajó.
Zero condimentos
Idealizado pelos chefs Adriana Lima e André Monteiro, o espaço é localizado na Praia de São Francisco, uma das mais tranquilas da Ilha. Os chefs rejeitam condimentos ou temperos industrializados para a preparação dos alimentos, sempre buscando alternativas locais e mais naturais, para que os pratos possuam o sabor mais fresco possível. O cardápio da Casa Moqueio é flexível, e faz alterações sazonais conforme o período dos alimentos da região.
Com a cultura originária na raiz do espaço gastronômico, como Leandra Souza destaca, o nome Casa Moqueio vem do verbo “moquear”, que é um método empregado pelos povos originários para conservar os alimentos sem salgá-los. As carnes e os peixes são lentamente defumados sobre um moquém, fogo baixo feito com troncos, galhos e gravetos.
Reservas
Para comer na Casa Moqueio, é necessário realizar uma reserva, e os pratos custam entre 50 e 190 reais. O perfil do espaço no Instagram é @casamoqueio, onde estão as informações de como reservar, além de fotos irresistíveis das delícias amazônicas servidas.