Anvisa determina recolhimento de picolé com melatonina e de suplemento por irregularidades
Produtos tiveram fabricação, comercialização e consumo suspensos por irregularidades na composição e falta de avaliação de segurança dos ingredientes
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de um picolé com melatonina e de um suplemento alimentar por irregularidades na composição e na segurança dos ingredientes. A decisão foi publicada na segunda-feira (26) e inclui a suspensão da fabricação, comercialização, distribuição, divulgação e uso dos produtos.
Um dos produtos afetados é o picolé Bentô Gelatos Magnésio + Inositol Relief 3.0, fabricado pela empresa ABB Gelateria Ltda. Segundo a agência, o alimento contém melatonina e inositol, substâncias cuja utilização não foi avaliada para esse tipo de alimento convencional.
Embora determinados usos desses ingredientes sejam autorizados em suplementos alimentares, a permissão não se estende automaticamente a outros produtos, como picolés.
Suplemento alimentar também foi proibido
A determinação da Anvisa também atinge o Body Strong Protein, sabor cacau, da marca Equaliv, fabricado pela Althaia S.A. Indústria Farmacêutica.
De acordo com a agência, o suplemento contém PeptiStrong, uma proteína hidrolisada de fava que não passou pela avaliação de segurança necessária para uso em alimentos.
Além disso, a Anvisa identificou irregularidades na publicidade do produto, que apresentava alegações relacionadas à prevenção da sarcopenia, condição caracterizada pela perda progressiva de massa e força muscular, e à preservação da massa magra em pessoas que utilizam medicamentos emagrecedores da classe GLP-1.
Com a decisão, o suplemento também deverá ser recolhido, e sua fabricação, comercialização, distribuição, propaganda e uso ficam suspensos.
As medidas fazem parte da atuação da Anvisa para garantir que os alimentos e suplementos comercializados no Brasil cumpram as normas sanitárias e os requisitos de segurança estabelecidos pela legislação.
Foto: Ag.Brasil
