#

Boto Cor-de-Rosa conquista bicampeonato do Festival dos Botos no Sairé 2026

Agremiação venceu o Boto Tucuxi por apenas 0,5 ponto na apuração realizada nesta segunda-feira (21), em Alter do Chão

O Boto Cor-de-Rosa conquistou, nesta segunda-feira (21), o título do Festival dos Botos do Sairé 2026, realizado em Alter do Chão, distrito de Santarém, no oeste do Pará. Com a vitória, a agremiação garantiu o bicampeonato da disputa e chegou ao seu 13º título.

Na apuração das notas dos jurados, o Cor-de-Rosa somou 477,5 pontos, enquanto o Boto Tucuxi terminou com 477 pontos. A diferença de apenas meio ponto marcou uma das disputas mais equilibradas da competição.

A apresentação do Cor-de-Rosa ocorreu na noite de sábado (19), no Lago dos Botos. Com o tema “Tapajônica – A História Não Contada”, a agremiação levou para a arena uma narrativa baseada na oralidade dos povos do Tapajós e em histórias preservadas pela memória das comunidades da região.

O espetáculo reuniu música, dança e alegorias para abordar a relação entre os povos amazônicos, as águas e as florestas, além de destacar saberes e tradições transmitidos entre gerações.

Do outro lado da disputa, o Boto Tucuxi apresentou o tema “Iburari, Ocara Sagrada”, com uma narrativa voltada à história e à identidade do povo Borari e à importância da Ocara como espaço de convivência, celebração e transmissão de conhecimentos.

O Festival dos Botos é um dos principais momentos da programação do Sairé e coloca frente a frente as duas tradicionais agremiações de Alter do Chão. Em 2026, os espetáculos foram avaliados em 16 quesitos, entre eles apresentador, cantador, alegorias, carimbó, ritual, letra e música, organização do conjunto folclórico e galera.

A conquista deste ano representa o segundo título consecutivo do Boto Cor-de-Rosa. Em 2025, a agremiação também venceu a disputa, quando apresentou o enredo “Catraia: Encantaria do Atravessar”. Naquele ano, chegou ao 12º título da história.

O Sairé 2026 teve como tema “Rēdawa Ancestral – Território, Memória e Continuidade” e reúne manifestações culturais, religiosas e folclóricas da comunidade de Alter do Chão. A programação deste ano começou em 17 de setembro e termina nesta segunda-feira (21).

Foto: Prefeitura de Santarém




YouTube - @podcastdoamazonico
Instagram - @doamazonico
Facebook - O Amazônico
Toni Remigio
Fale conosco:
E-mail: contato@oamazonico.com.br
WhatsApp - Telegram: 91 98537-3356

Back to top button
Voltar para o topo