Café de açaí? Nova bebida de origem amazônica ganha o Brasil e o mundo
O jornal O Globo publicou uma reportagem nesta terça-feira, 16, sobre uma nova bebida que está ganhando o Brasil: o café de açaí.
Mas não se engane: essa bebida não tem cafeína, mas é quente e amarga, originada dos caroços do açaí que seriam descartados após a extração da polpa. Segundo O Globo, o processamento da polpa corresponde a 15% do fruto, e o descarte correto do caroço é uma questão nas regiões produtoras de açaí.
O café de açaí veio como uma solução para os caroços, que são torrados e moídos para produção da bebida. No Amapá, a empresa Engenho Café de Açaí é uma das idealizadoras do café, que chegou a uma bebida ideal após muitos testes de sabor.
Segundo a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a bebida é rica em inulina, uma fibra de ação prebiótica, antioxidantes e taninos, que ajudam a evitar picos de glicemia e controlar o colesterol. Foram identificadas também as vitaminas A, D, E e K.
A bebida já ganha o mundo. O Engenho Café de Açaí exporta para Alemanha, Estados Unidos e agora negocia com os Emirados Árabes.
Créditos da imagem: Agência Pará.
