#

INSS usará voto de aposentados e pensionistas na Prova de Vida

Comparecimento às urnas nas eleições de outubro será cruzado com informações do instituto para confirmar a situação dos beneficiários

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que comparecerem às urnas nas eleições de outubro poderão ter essa informação utilizada na comprovação de vida. O dado será cruzado automaticamente pela Previdência Social com os registros mantidos pelo instituto.

A medida faz parte do sistema de verificação automática adotado pelo INSS e busca evitar que os beneficiários precisem realizar procedimentos presenciais para comprovar que continuam vivos.

A Prova de Vida é utilizada para confirmar a situação dos titulares de aposentadorias, pensões e benefícios assistenciais e garantir a continuidade dos pagamentos.

Segundo o Ministério da Previdência Social, cerca de 40 milhões de beneficiários ativos estão atualmente incluídos nesse processo de verificação.

Como será feita a comprovação

O comparecimento às urnas poderá ser identificado a partir do cruzamento de informações da Justiça Eleitoral com a base de dados do INSS. Dessa forma, o beneficiário não precisará apresentar um comprovante de votação ao instituto.

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, afirmou que o voto poderá ser utilizado como uma das formas de comprovação de vida nas eleições deste ano.

Desde 2019, o INSS deixou de exigir que a Prova de Vida fosse feita obrigatoriamente de forma presencial. O instituto passou a buscar, em diferentes bases de dados, informações que permitam confirmar a situação dos beneficiários.

A mudança foi adotada para reduzir deslocamentos, filas e custos relacionados ao procedimento.

Com a utilização dos dados eleitorais, o comparecimento às urnas passa a integrar as informações que podem ser consideradas pelo INSS na atualização da Prova de Vida.


Foto: AG. Brasil




YouTube - @podcastdoamazonico
Instagram - @doamazonico
Facebook - O Amazônico
Toni Remigio
Fale conosco:
E-mail: contato@oamazonico.com.br
WhatsApp - Telegram: 91 98537-3356

Back to top button
Voltar para o topo