Lula visita hospital e participa de ato de campanha em Belém
Presidente visitou hospital em Umarizal, sancionou lei na área da saúde e participou de ato político na Praça da República na reta final da campanha eleitoral.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve em Belém nesta segunda-feira, 28, para cumprir uma agenda que incluiu uma visita a um complexo hospitalar e um ato político na Praça da República. A passagem pela capital paraense ocorre na última semana antes do primeiro turno das eleições, marcado para 4 de outubro.
A primeira agenda de Lula foi no complexo da Benemérita Sociedade Portuguesa Beneficente do Pará, no bairro do Umarizal. Acompanhado do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o presidente conheceu a nova estrutura do Hospital São João de Deus, que integra o complexo e também atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
A unidade conta com serviços de oncologia, transplantes, quimioterapia e hemodiálise. O complexo hospitalar possui ainda 442 leitos de internação, 100 leitos de UTI e 26 salas cirúrgicas.
Durante a visita, Lula também participou da sanção de uma lei que cria a Estratégia Nacional de Controle e Avaliação da Qualidade da Assistência à Saúde prestada pela Iniciativa Privada. Segundo informações divulgadas sobre a agenda, a medida tem como objetivo ampliar mecanismos de controle e avaliação dos serviços privados de saúde.
Ato na Praça da República
À noite, Lula participou de um ato político na Praça da República, no centro de Belém. A concentração de apoiadores começou no fim da tarde, e os pronunciamentos estavam previstos para a noite.
O evento reuniu lideranças políticas paraenses, entre elas Hana Ghassan, candidata ao governo do Pará, Helder Barbalho e Chicão, candidatos ao Senado, além dos senadores Jader Barbalho e Beto Faro e do ex-ministro Celso Sabino.
Durante a agenda em Belém, Lula também fez declarações sobre políticas sociais, tributação e religião. Em discurso, afirmou que o poder público deve garantir direitos à população mais pobre e defendeu que pessoas de maior renda contribuam mais por meio de impostos.
A visita ocorreu na reta final da campanha eleitoral para o primeiro turno. Após a passagem pelo Pará, Lula tem outros compromissos de campanha previstos para os próximos dias em diferentes estados.
Foto: Ricardo Stuckert
