Gripe aviária no Brasil: China, UE e Argentina suspendem compra de frango brasileiro.

17/05/2025 11:30
Gripe aviária no Brasil: China, UE e Argentina suspendem compra de frango brasileiro.

China, União Europeia e Argentina anunciaram que vão suspender a compra de carne de frango brasileiro por 60 dias. A decisão vem em decorrência da detecção de um caso de vírus da influenza aviária no município de Montenegro (RS).


Apesar do foco regionalizado, as restrições da China e do bloco europeu abrangem todo o território nacional, por conta das exigências nos acordos comerciais de ambos com o Brasil.


A China é o maior comprador da carne de frango brasileira, com embarques de 562,2 mil toneladas em 2024, cerca de 10,8% do total. Já a União Europeia é o sétimo principal destino das exportações nacionais, com mais de 231,8 mil toneladas comercializadas no ano passado, que representou 4,49% do total.


Embora a Argentina não seja responsável pelo maior volume de importação, o Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa) da Argentina optou por suspender temporariamente a compra. O foco da gripe aviária ocorreu a cerca de 620 quilômetros (km) da fronteira entre os dois países.  


O Ministério da Agricultura e da Pecuária emitiu uma nota informando que a transmissão da doença não é realizada pelo consumo de carnes ou ovos.


"A população brasileira e mundial pode se manter tranquila em relação à segurança dos produtos inspecionados, não havendo qualquer restrição ao seu consumo. O risco de infecções em humanos pelo vírus da gripe aviária é baixo e, em sua maioria, ocorre entre tratadores ou profissionais com contato intenso com aves infectadas (vivas ou mortas)", garantiu a pasta.


Com informações e imagem: Agência Brasil.

YouTube - @podcastdoamazonico
Instagram - @doamazonico
Facebook - O Amazônico Toni Remigio
Fale conosco:
E-mail: contato@oamazonico.com.br
WhatsApp - Telegram: 91 98537-3356 

Mais matérias Brasil