O prazo para início da declaração do Imposto de Renda 2025 começa na próxima segunda-feira, 17.
Com a publicação da instrução normativa, que deve sair nesta semana, os contribuintes poderão saber exatamente qual sua situação, se devem ou não prestar contas.
O jornal Folha de S. Paulo preparou algumas dicas para quem vai declarar imposto de renda e como fazê-lo sem cair na malha fina.
Entre os principais erros que levam à malha fina do Imposto de Renda estão a dedução dos gastos com saúde e a omissão de rendimentos.
No caso das despesas médicas, o motivo é que não há limite de dedução, mas é preciso comprovar o gasto.
No caso dos rendimentos, a omissão ocorre quando o contribuinte não menciona alguma renda sua ou de seus dependentes, como um bico que foi feito ou o estágio de um filho, por exemplo. Omitir renda leva à malha fina.
É preciso informar à Receita todos os rendimentos tributáveis recebido no ano, como salário, aluguel e outras rendas. Também é necessário declarar saldos em contas bancárias que sejam acima de R$ 140. Rendimento da poupança também deve ser declarado.
Dívidas acima de R$ 5.000 são declaradas. Assim como bens e direitos em nome do contribuinte ou de seus dependentes, o que inclui casa, carro, moto, apartamento, terreno, caminhão e outros bens móveis ou imóveis.
Como declarar
A declaração pode ser feita pelo PGD (Programa Gerador da Declaração), que é baixado no computador, ou pode ser enviada no aplicativo ou site Meu Imposto de Renda. Também é possível declarar online, pelo e-CAC (Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal).
Restituição
Quem tem dependentes, gastou com educação para si ou para eles, paga pensão alimentícia, paga médicos e dentistas ou contribui de forma autônoma para o INSS pode abater todos esses gastos na declaração.
Em breve, a Receita vai divulgar mais detalhes sobre a declaração.
Créditos da imagem: Agência Brasil.
Instagram - @doamazonico
Facebook - O Amazônico Toni Remigio
Fale conosco:
Whatsapp - Telegram: 91 98537-3356
E-mail: contato@oamazonico.com.br
Fale conosco:
Whatsapp - Telegram: 91 98537-3356
E-mail: contato@oamazonico.com.br