#

IFPA vai abrir cinco novos campi no Pará e ampliar oferta para 1,5 mil vagas; veja onde serão

Novas unidades serão instaladas em Alenquer, Barcarena, Redenção, Tailândia e Viseu, além de um Centro de Referência em Canaã dos Carajás

O Instituto Federal do Pará (IFPA) prepara a expansão da rede de educação profissional e tecnológica no estado com a construção de cinco novos campi. As unidades serão instaladas nos municípios de Alenquer, Barcarena, Redenção, Tailândia e Viseu, além da criação de um Centro de Referência em Canaã dos Carajás.

Com a expansão, o IFPA deverá chegar a 23 campi no Pará e ampliar a oferta para 1.560 vagas em diferentes cursos. A previsão também inclui a implantação de quatro novas formações: Técnico em Serviços Públicos, Técnico em Manutenção de Máquinas Industriais, Técnico em Logística e Bacharelado em Psicologia.

O processo seletivo deste ano já contará com ampliação no número de vagas. A expansão busca atender demandas regionais e ampliar o acesso ao ensino técnico, à graduação e à pós-graduação.

Novos campi

As unidades serão estruturadas com salas de aula, laboratórios, bloco administrativo, refeitório, quadra poliesportiva, áreas de convivência, estacionamento, passarelas, subestação e espaços de urbanização.

Alenquer

O Campus Alenquer será a terceira unidade do IFPA na região do Baixo Amazonas e também poderá atender moradores de Almeirim, Curuá e Monte Alegre. A previsão é de 320 novas vagas.

Entre os cursos planejados estão Aperfeiçoamento em Educação Especial e Inclusiva, Técnico em Serviços Públicos, Técnico em Agropecuária, Licenciatura em Educação do Campo e Bacharelado em Psicologia.

Até a conclusão das obras, as atividades deverão funcionar em espaços cedidos pela Prefeitura de Alenquer ou por outros parceiros locais.

Barcarena

Na Região de Integração do Tocantins, o Campus Barcarena poderá ampliar o atendimento para municípios como Acará, Concórdia do Pará, Igarapé-Miri e Moju. A previsão é de inauguração ainda no segundo semestre de 2026.

O campus já iniciou a oferta de cursos em 2026 e terá 280 vagas presenciais até 2028. Entre as formações previstas estão Técnico em Logística 4.0, Técnico em Manutenção de Máquinas Industriais e Licenciatura em Pedagogia.

Redenção

No sudeste paraense, o Campus Redenção terá 360 vagas presenciais e poderá atender também Bannach, Cumaru do Norte, Ourilândia do Norte, Pau D’Arco, São Félix do Xingu e Tucumã.

A unidade terá cursos voltados às áreas de Gestão e Negócios, Recursos Naturais, formação de profissionais da educação e Ciências Humanas. Entre as opções previstas estão Técnico em Administração, Técnico em Agropecuária, Licenciatura em Educação do Campo e Bacharelado em Psicologia.

Tailândia

O Campus Tailândia terá previsão de 320 vagas presenciais. A oferta inclui Técnico em Agropecuária, Técnico em Administração, Licenciatura em Educação do Campo e Bacharelado em Psicologia.

Os primeiros cursos começam com oferta subsequente e, a partir de 2027, haverá ampliação para cursos integrados ao ensino médio.

Viseu

Na região do Rio Caeté, o Campus Viseu deverá atender também municípios como Augusto Corrêa, Cachoeira do Piriá, Nova Esperança do Piriá e Santa Luzia do Pará.

Serão 280 vagas presenciais, distribuídas entre cursos como Técnico em Aquicultura, Técnico em Agropecuária, Técnico em Serviços Públicos, Licenciatura em Educação do Campo e Licenciatura em Ciências Biológicas.

Enquanto a nova unidade não é inaugurada, as atividades serão realizadas em espaços provisórios cedidos por parceiros.

Centro de Referência em Canaã dos Carajás

Além dos cinco campi, o IFPA prevê a implantação de um Centro de Referência em Canaã dos Carajás. O espaço poderá oferecer cursos de formação inicial e continuada, formação de professores, pós-graduação, cursos técnicos, graduações e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Também estão previstas ações de incubação de empresas e cooperativas.

Inicialmente, os cursos serão ofertados pelo Campus Parauapebas. Entre as primeiras formações estão Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Controle Ambiental integrado à EJA.

Com a expansão, a expectativa é que, até o final de 2028, o IFPA esteja presente ou atenda demandas educacionais de 122 dos 144 municípios do Pará, ampliando o acesso à educação profissional e tecnológica em diferentes regiões do estado.


Foto: ASCOM IFPA




YouTube - @podcastdoamazonico
Instagram - @doamazonico
Facebook - O Amazônico
Toni Remigio
Fale conosco:
E-mail: contato@oamazonico.com.br
WhatsApp - Telegram: 91 98537-3356

Back to top button
Voltar para o topo