#

Ministério da Agricultura alerta para impactos do fim da moratória da soja nas exportações

Conforme divulgado aqui n’O Amazônico, a moratória da soja está ameaçada. Este é um acordo firmado em 2006, que proíbe a compra de soja cultivada em áreas do bioma desmatadas. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) procura desmanchar o acordo.


Porém, a Folha de S. Paulo divulgou que a extinção da moratória está preocupando o Ministério da Agricultura e da Pecuária (Mapa).


A Folha teve acesso a uma nota técnica elaborada na semana passada pela Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, para orientar a pasta sobre como se deve lidar com o tema em suas relações externas.


No documento, o ministério alerta para os efeitos que a suspensão da moratória da soja pode ter sobre o produtor nacional devido aos riscos comerciais e diplomáticos que o caso pode gerar.


A Folha afirma ainda que a Coordenação de Negociações Internacionais de Sustentabilidade do Mapa diz que a paralisação da iniciativa poderia implicar em outras sanções ao Brasil, como a Lei Antidesmatamento da União Europeia (EUDR), que entra em vigor no início de 2026.


Na nota técnica, a secretaria reconhece que, embora a moratória seja um acordo privado e voluntário, sua aplicação tem funcionado como um importante selo de credibilidade para a soja brasileira nos mercados internacionais.


Créditos da imagem: Agência Brasil.




YouTube - @podcastdoamazonico
Instagram - @doamazonico
Facebook - O Amazônico
Toni Remigio
Fale conosco:
E-mail: contato@oamazonico.com.br
WhatsApp - Telegram: 91 98537-3356

Back to top button
Voltar para o topo