Tira essa vaga de perto de mim ou o ocaso de Narciso, o cavalo paraguaio
Em tempos de vastas emoções proporcionadas pela Copa do Mundo 2026, no clã bolsonarista, as idas e vindas, barracos, trapaças e patacoadas públicas seguem ditando o ritmo de quem parece fazer tudo para reeleger Lula.
No caso da mistura de Karamazovs com Ana Karenina da república bananeira, ao contrário da célebre propaganda do supermercado paraense, “com muita grita”.
Lá, após o escândalo Master tragar o tal de “O Azarão”, hagiografia sobre o chefe do clã, “The Dark Horse” no original, eis que surge na semana finda ontem, 27, o vídeo da ex-primeira dama Michelle detonando o pré-candidato Flávio, o tal de “01”.
Até outro dia, diga-se de passagem, o próprio “jogava parado” e vira o jogo virar a seu favor diante da quase incredulidade da maioria que acompanha ou ouve falar do pleito e disputa voto a voto que se avizinham para daqui a poucos meses em Banânia, ops, no Brasil.
Pega
na mentira
Muito que bem, como diria o outro, dada a
natureza daquele escorpião, que antes negava “até a morte”
qualquer relação pública ou privada com o famigerado ladrão de
pensionistas e investidores Daniel Vorcaro, as revelações dos
diálogos entre ambos caíram como uma bomba na liderança dele até
aquele momento, e o senador, qual um cocho, foi pego com a boca na
botija em mais uma mentira e/ou omissão na sua vida pública.
Quimera
Daí
que seu outrora favoritismo vai se esvaindo a cada dia mais rápido,
tamanhas são as zonas cinzentas, verdadeiras incógnitas que pairam
sobre o que o parlamentar pelo Rio de Janeiro pudera ter feito em
vários verões passados, e que acabem por ser revelados até o
primeiro domingo de outubro, data do turno 1 das eleições.
Detalhe:
quanto mais próximo da eleição, mais difícil de substituir o
herdeiro do ex-presidente. E o Tarcisão “preso” na candidatura
ao governo de São Paulo.
Ananindeua 2026
No querido e simpático município geminado à grande Belém, a charmosa capital “Rainha do Norte”, outrora classificada de “Metrópole da Amazônia”, vive o ex-alcaide Daniel Santos.
Aquele um, neobolsonarista recém-assumido, que “já fora” (atenção para as aspas) e não perca a conta: Manoel Pioneiro, Jatene, Alckmin, Márcio Miranda - no 1º turno de 2018 -, Helder, Pioneiro, Haddad, Lula, Alckmin de novo, do 2º turno de 2018 até abril de 2024, no caso do MDB e, daquele ano até março de 2026, aliado do ex-governador paulista para, a partir de abril deste corrente ano, sair do armário e virar bolsominion, ops, bolsonarista convertido.
É
muita trapaça junto, né?
O narcisista
Pois,
sim, no pântano e planície da política cotidiana paraora, sábia e
admirada figura de proa que tem pontificado em seus domínios desde
algum bom tempo, que conhece o ex-alcaide com cara de Hezbollah, tem
vaticínio algo definitivo sobre o perfil do homem de todos os
partidos e cores: “Aquele narcisista inveterado e incorrigível”.
Agora leia o que vai abaixo após rápida pesquisa sobre
o transtorno no Google:
“O
Transtorno de Personalidade Narcisista (TPN) é uma condição
psiquiátrica caracterizada por um padrão persistente de
grandiosidade, necessidade profunda de admiração e falta de
empatia”.
“Indivíduos com esse quadro
superestimam suas habilidades e costumam explorar os outros para
alcançar seus próprios objetivos, o que frequentemente causa graves
prejuízos sociais e profissionais.”
Sintomas
Comuns
O
diagnóstico clínico exige um padrão generalizado que surge no
início da vida adulta.
Segundo o Manual Diagnóstico e
Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), a pessoa costuma
apresentar pelo menos cinco dos seguintes traços:
Sentimento
de grandiosidade: exagero sobre a própria importância, conquistas e
talentos;
Fantasias
de sucesso ilimitado: preocupação com poder, brilho, beleza ou amor
ideal.
Crença
de ser "especial": acha que só pode ser compreendida ou
associada a pessoas de alto status;
Necessidade
excessiva de admiração: exige elogios constantes e validação
externa;
Sentimento
de direito: expectativa irracional de receber um tratamento de favor
ou obediência automática às suas vontades;
Exploração
interpessoal: Tende a tirar proveito dos outros para atingir os
próprios fins.
Falta
de empatia: dificuldade em reconhecer ou se identificar com os
sentimentos e necessidades alheias.
Inveja:
sente inveja dos outros ou acredita que os outros o invejam.
Arrogância:
comportamentos e atitudes altivas ou insolentes.
O
que está por trás?
Por
trás da fachada de superioridade e do ego inflado, esconde-se
geralmente uma autoestima muito vulnerável. Críticas, fracassos ou
o envelhecimento podem fazer com que o indivíduo entre em colapso,
desenvolvendo episódios de depressão, raiva intensa ou
humilhação.
O Narciso de Ananindeua
Poderia
citar empiricamente todas essas características acima citadas na
persona pública do Dr. Daniel, falas suas e de políticos sobre si
(chamar de aliados é muito forte dadas as circunstâncias) e conexão
com os sintomas citados pelos especialistas, etc. e tal.
Mas este texto caminha para o encerramento citando uma fala de ex-aliado também trapaceado pelo ex-alcaide, e o inverso que vem a público por meio de notícias, vídeos, notas, fatos e versões do dia-a-dia desta fase do período eleitoral.
O
favoritismo de Hana
Disse (ou algo parecido) o deputado
Érick Monteiro em entrevista ao Égua do Podcast, que virara “corte”
e este que vos fala viu no Instagram em meados de 2025: “a fila de
quem quer ser vice da Hana é gigante”. Ponto. Corta para 2026.
Há
não mais que duas semanas, a 1ª dama de Marabá gravou um vídeo ao
lado do marido, o prefeito, ambos do PL, em que afirmava (ele também)
categoricamente que não tinha interesse em ser vice-governadora, ao
contrário do mandato de deputada estadual que iria disputar, como
forma de representar o seu município e região.
A afirmação se deu após seu marido, Toni Cunha, já ter refutado a possibilidade em outras postagens e declarações anteriores.
Antes
disso, já se mencionava que a mulher do pastor fulano Marinho, qual
o filho do líder sicrano Passarinho e a sobrinha do delegado
Beltrano Barra também já tinham, todos e todas (todes não),
recusado e agradecido o convite.
Pois também na semana que se encerrou ontem, a coluna mais tradicional do jornalismo impresso local, o R70, destacou a recusa da médica Cynthia Charone ao convite para a chapa danielzista. A médica, dizem, deve disputar uma vaga ao Parlamento e foi mais uma a dizer não para o ex-alcaide.
Quanto otimismo, só que não.
O
cavalo paraguaio
Não é de hoje que este escrevinhador dá
o seu pitaco aos estimados leitores e às queridas leitoras: para a
vitória da situação, não há candidato, entre os bolsonaristas
raízes, convertidos ou apenas prosélitos e oportunistas de ocasião,
melhor do que o ex-prefeito de Ananindeua.
Esqueçam
as “pesquisas” paroquiais e mais suspeitas que notas de 3 reais.
A hora é de Copa do Mundo, ainda que França, Messi e outros
fantasmas afastem maiores sonhos de hexa nesta altura do
campeonato.
A campanha valendo, mas valendo mesmo, inicia
em agosto, pega fogo em setembro e se decide em outubro. No caso
local, muito provavelmente em 2º turno, vez que a esquerda (PT-Psol)
lance candidato próprio.
Do contrário, caso prevaleça o duelo polarizado Hana (Helder-Lula) x Daniel (Bolsonarismo-Zequinha), a chance de ocorrer segunda rodada é menor, mas não impossível, vide as pelejas de 2014 e 2018.
Day
after
Com efeito, Daniel Santos, o candidato narciso,
que não empolga nem o seu (atual) entorno, segue célere rumo ao
ocaso e, pior, com as dezenas de inquéritos, denúncias,
depoimentos, testemunhos, provas documentais, falta de prerrogativa
de foro e muita, muita incógnita sobre o seu futuro político a
partir de novembro.
Caso as premissas se confirmem, falta
de aviso não foi.
Pra
frente, Brasil!!!
