A BBC Brasil fez uma retrospectiva nesta segunda-feira, 30, de 2024 em imagens que marcaram o ano.
Confira algumas imagens selecionadas pela BBC:
A imagem de Evan Vucci mostra Donald Trump retirado às pressas do palco durante um comício em Butler, na Pensilvânia, depois que um homem armado abriu fogo a partir do telhado de um prédio próximo. O então candidato republicano à presidência caiu no chão, e foi visto com sangue na lateral do rosto. Enquanto o palco era cercado por agentes do serviço secreto, ele ergueu o punho e foi escoltado para fora.
Uma imagem impressionante do surfista brasileiro Gabriel Medina nos Jogos Olímpicos de Paris capturou o imaginário popular em todo o mundo. O fotógrafo francês Jerome Brouillet sabia que tinha a chance de registrar algo especial quando o surfista pegou uma das maiores ondas do dia, para criar uma foto viral.
Na África do Sul, o Congresso Nacional Africano (ANC, na sigla em inglês) — partido que liderou a luta contra o domínio da minoria branca e foi dominante por três décadas — perdeu sua maioria parlamentar nas eleições de maio. A foto é de Ihsaan Haffejee.
Houve uma série de aparições da aurora boreal no norte da Europa em março. Há uma chance maior de ver o fenômeno nos próximos anos porque o Sol está atingindo o chamado "máximo solar" — um pico em seu ciclo de 11 anos, no qual sua atividade é mais forte —, previsto para o fim de 2024 ou início de 2025. A foto é de Leon Neal.
Na foto de Chip Somodevilla, o Sol aparece acima do Monumento de Washington, em Washington DC, enquanto dezenas de milhões de pessoas assistiam ao eclipse total do Sol, visível em uma vasta área da América do Norte em abril.
Na imagem de Reza Saiufullah, equipes de resgate indonésias encontraram 69 refugiados rohingyas queimados de Sol e desidratados flutuando sobre o casco enferrujado de um barco na costa de Aceh. A agência de busca e resgate do país disse que nove crianças, 18 mulheres e 42 homens foram salvos. Acredita-se que cerca de 80 outras pessoas tenham sido levadas pela correnteza — e podem ter morrido.
Para ver as demais fotografias incríveis selecionadas pela equipe da BBC Brasil, acesse aqui.