O jornal O Globo publicou que nesta quarta-feira, 5, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez nova defesa de sua política protecionista, com planos de aplicar uma série de outras taxações, e citou o Brasil como um dos países que, segundo ele, sempre “usaram tarifas contra os EUA”, em discurso no Congresso.
Trump destacou, segundo o jornal, que as tarifas a serem aplicadas a importações em abril, são “tarifas recíprocas”. Além do Brasil, o presidente citou União Europeia, Índia e Coreia do Sul, além de México e Canadá, como países que usam as tarifas contra os EUA.
Ele afirmou que esses e outros países taxam produtos americanos em mais de 100% ou duas ou até quatro vezes a média das tarifas nos EUA.
Donald Trump cumpriu nessa terça-feira sua ameaça e taxou em 25% as importações vindas de Canadá e México, vizinhos com quem o seu país forma um bloco de livre comércio. Também dobrou a tarifa que impôs a produtos da China, de 10% para 20%.
Com isso, o republicano elevou a média das tarifas de importação dos EUA para o mais alto patamar desde a primeira metade do século XX, segundo o Laboratório de Orçamento da Universidade Yale. Os três países atingidos responderam com retaliações comerciais, mas os efeitos também serão sentidos no bolso dos americanos.
O Amazônico noticiou que, em fevereiro, Donald Trump assinou decretos para impor tarifas de 25% sobre aço e alumínio que entrarem nos Estados Unidos a partir de 12 de março.
Essa medida tem o maior potencial contra o Brasil até agora, já que o país é o segundo exportador de aço para os EUA.
Créditos da imagem: Getty Images.
YouTube - @podcastdoamazonico
Instagram - @doamazonico
Facebook - O Amazônico Toni Remigio
Fale conosco:
Whatsapp - Telegram: 91 98537-3356
E-mail: contato@oamazonico.com.br
Fale conosco:
Whatsapp - Telegram: 91 98537-3356
E-mail: contato@oamazonico.com.br