Não colou

04/07/2023 20:20
Não colou

Não colou
Pelo visto a história da democracia ser um valor “relativo” não colou para além das fronteiras onde habitam os áulicos e acólitos do presidente Lula.

Mico-sul

Desta vez, ele pagou mico nesta terça-feira, 04, durante a reunião em que assumiu a presidência do Mercosul, na cidade de Puerto Iguazú, na Argentina, que faz fronteira com a nossa bela Foz do Iguaçu, no Paraná.

Lacalle de novo

Após a reprimenda que dera em Lula sobre a visão que o brasileiro tem da ditadura venezuelana, durante a reunião em Brasília dos presidentes sul-americanos, o líder uruguaio, Luis Lacalle Pou, desta vez acompanhado pelo presidente do Paraguai, Mario Benítez, se manifestou preocupado com do banimento de adversários do regime bolivariano no país.

Chocante

Para Mario Benítez, a inabilitação de María Corina Machado, mais uma líder atingida pela ira de Nicolás Maduro, se choca frontalmente com  a “Carta dos Direitos Humanos”. Lacalle Pou, por sua vez, disse que a “Venezuela não vai sair por uma democracia saudável”.

Nossa opinião

A célebre frase atribuída ao diplomata e político francês Charles-Maurice Talleyrand-Périgot (1754-1838), sobre o período dos Bourbons, “não aprenderam nada, não esqueceram nada”, pode, facilmente, ser adaptada e parafraseada para o Lula de 2023 e seu terceiro governo.

Tal e qual

O Lula eleito em 2022 está velho de alma. Amargurado, ressentido, desconfiado e decadente. Seu governo tem bons ministros, outros que surpreendem positivamente e um sem número de ideias velhas e ranços bananeiros.

A exceção no PT

A exceção por ora no PT, muito em razão da própria necessidade de sobrevivência e seu esforço em cacifar-se para voos mais altos, a partir da agenda liberal e ortodoxa na economia que vem construindo, chama-se Fernando Haddad.

Grandeza zero

No mais, seu chefe, como os Bourbons, não usou o período de banimento para adquirir grandeza. Tal e qual fez um Nelson Mandela.

Menor

Do líder africano encarcerado por 27 anos, ele nada tem. Zero. Enquanto isso, a imagem dele, Lula, e do Brasil, sangram em praça pública mundo afora. Pelo menos do mundo que presta.

Mais matérias Mundo