Pará investe em estratégia sustentável para a economia

Governador Helder Barbalho quer transformar biodiversidade em bioeconomia

01/04/2025 15:30
Pará investe em estratégia sustentável para a economia

jornal O Globo publicou nesta terça-feira, 1, sobre as declarações dos governadores do Pará, Minas Gerais e Rio de Janeiro no seminário Rumos 2025, sobre estratégias sustentáveis.

Para o governador do Pará, Helder Barbalho, a estratégia é transformar biodiversidade em bioeconomia.


“Temos trabalhado para conectar as expectativas da iniciativa privada com a agenda da sustentabilidade para que o estado seja protagonista dessa agenda”, afirmou no evento.


Como exemplo de ações nessa área, Barbalho mencionou o Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia. Parte dos projetos para a COP30, o polo terá um laboratório-fábrica voltado para a promoção de novos produtos e tecnologias, desenvolvimento de startups, incubação e aceleração de empresas, além do apoio a negócios comunitários, segundo a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade do estado. O projeto integra o Plano Estadual da Bioeconomia, que tem como um dos pilares a descarbonização.


Barbalho lembrou que a taxa de desmatamento caiu 50% no Pará, de 4.400km2 em 2018 para 2.200km2 em 2024. Segundo ele, a queda é resultado de “comando, controle e fiscalização”. Ao tratar do problema, o governador defendeu a conciliação da preservação com a pecuária.


Créditos da imagem: Agência Pará.


Instagram - @doamazonico
Facebook - O Amazônico Toni Remigio
Fale conosco:
Whatsapp - Telegram: 91 98537-3356
E-mail: contato@oamazonico.com.br

YouTube - @podcastdoamazonico

Mais matérias Amazônia