A esquerda, o crime organizado e o lixo à céu aberto

15/11/2023 07:12
A esquerda, o crime organizado e o lixo à céu aberto

De um governo presidido por um político marcado por ser o líder máximo dos grupos responsáveis pelos maiores escândalos de corrupção Ocidente afora, não se pode esperar muito mesmo. 

Tammany Hall

Todavia, nunca é demais lembrar a decepção de Barack Obama com Lula, para quem de “o cara", o líder petista fora comparado, em razão de seus escrúpulos (ou falta de) aos chefões do Tammany Hall, nome de uma sociedade política marcada pela corrupção que dominou Nova York por quase um século. 

Traficante

Agora, essa história de integrantes do Ministério da Justiça se reunirem com a nacional Luciene Barbosa, vulgo, “dama do tráfico”, condenada a 10 anos de prisão, mais do que estupefaciente, é um ultraje e um tapa na cara dos pagadores de impostos.

Tio Patinhas

A criminosa foi recebida por quatro integrantes da cúpula do Ministério. Ela é casada com Clemilson dos Santos Farias, alcunhado “Tio Patinhas”, condenado a 30 anos de prisão pelos quais atualmente cumpre pena. 

Era uma vez o STF

A descoberta das audiências pelos repórteres do jornal o Estado de S. Paulo, André Shalders e Tássio Lorran, jogou água no chope da provável indicação do atual titular da pasta, ministro Flávio Dino, para o STF, na vaga aberta após a aposentadoria da ministra Rosa Weber. 

Festa no PT

Cheio de si, parlapatão, doido por um holofote, metido a engraçadinho e parça de Lula para desgosto de nove entre dez petistas do alto escalão partidário e do governo, para analistas de todos os matizes, a chance de Lula indicá-lo após a revelação da notícia é perto de zero.

Dantas x “Bessias”

A disputa agora, segundo "11 em cada 10” colunas e editorias dos veículos de imprensa da capital federal, está entre dois candidatos e ministros: o presidente do TCU, Bruno Dantas, e o atual chefe da AGU, Jorge Messias. Este último trata-se do “Bessias” naquela língua semelhante ao português falada por aquela ex-presidente de péssimas recordações chamada Dilma Rousseff. 

Padrinhos e apostas

Bruno Dantas é apadrinhado por José Sarney e Renan Calheiros, credenciais que… melhor deixar pra lá. Já o atual AGU goza da simpatia e confiança de Lula. Se a imprensa de Brasília vê Dantas como favorito, sou tentado, daqui da minha eterna e sofrida Metrópole da Amazônia, a apostar no “Bessias”.

PT e Psol na paróquia 

Por aqui, intrigas palacianas vazam uma possível luta fratricida entre a cúpula do jogo do lixo, ops, do governo municipal, campeão nacional quando o assunto é impopularidade, que teria tido mais um capítulo.

Xeque mate ou blefe

Segundo se fala por Belém afora, a cúpula do jogo do lixo, ops, do partido do “Socialismo e Liberdade”, este oxímoro formidável, emparedou o senador Beto Faro, a partir de movimentos do parlamentar, segundo se queixam, rumo à candidatura à PMB, em 2024.

Fedor à céu aberto

Enquanto isso em Belém City, o TCM-PA, por meio do conselheiro Cezar Colares, convocou representantes da Sesan e das empresas que brigam pela vitória na concorrência bilionária sobre a coleta de lixo na capital.

Bilhões em jogo

Hoje em dia, a licitação válida por 30 anos é calculada em cerca de 12 bilhões de reais. Na PMB e entre os licitantes, a impressão que fica é que vale tudo pela vitória no certame. 

Consciências sujas

A disputa acontece, segundo fonte lotada na Sesan, em em meio a cenas novelescas e burlescas. Vazamentos dão conta de gritos, ameaças, dedos em riste, fabricação de dossiês e compra de consciências, entre outras informações que demandam maior apuração sobre a contenda, ops, licitação.

O jogo do lixo

De um lado, dizem as más línguas, estão o senador Beto Faro, seu time e o consórcio que entrou na justiça com vistas a anular o processo licitatório. Do outro, a troika que (des) governa Belém de fato, composta por uma irmã deslumbrada e caudilhesca e dois irmãos "psolistas históricos”, um deles, Aldenor Jr., com passagem e hospedagem na carceragem da PF.  

Pobre Belém

A disputa bilionária divide o (des) governo cuja aprovação sua e do alcaide são as piores possíveis, mas, triste mesmo é o estado da outrora Cidade das Mangueiras, na qual grande parte da sua área é um esgoto à céu aberto, suas vias permanecem sujas, escuras onde o mau cheiro prevalece, as praças continuam abandonadas e todo o resto de áreas como a saúde seguem em petição de miséria.

"Rainha da Inglaterra"

Em meio aos interesses que se engalfinham por conta das eleições que se avizinham e a luta fratricida também pelo controle da coleta e tratamento do lixo que cada dia fede mais, Edmilson Rodrigues, alcunhado de Ed Potoca pelos seus ex-militantes, permanece com cara (ou seria careta) de quem não sabe nem por onde a (desafinada) banda toca.

Apesar de você

Mas o alcaide eleito por incautos e esperançosos inveterados, segue sua campanha pela revolução e luta socialista, inspirado nos bravos guerrilheiros (e famélicos) cubanos e seus hermanos bolivarianos, cujas milhares vítimas que fugiram da fome se espalham pelos semáforos da Belém melancólica e abandonada. Mais deprimente impossível.

Mais matérias Política