A CNN publicou um artigo de Thiago Félix, que analisa o significado da COP30 ser sediada no Brasil, mais especificamente em Belém. Segundo a matéria, representa para o Brasil uma oportunidade de protagonismo no cenário global de combate às mudanças climáticas.
Além disso, a conferência tem o potencial de impulsionar uma transformação estrutural no país, principalmente do bioma amazônico, apontando o desenvolvimento econômico e social mais sustentável.
Para especialistas, a COP30 precisa significar pontuar, acima de tudo, questões globais, tornando o Brasil uma peça chave para o enfrentamento das mudanças climáticas.
Além do impacto na agenda ambiental, a COP30 pode gerar um legado econômico significativo para o Brasil, com investimentos expressivos. A conferência também tem o potencial de atrair novos investimentos estrangeiros para o país, especialmente nos setores de energia limpa, agricultura sustentável e ecoturismo, fortalecendo a economia nacional e gerando novos postos de trabalho.
Para Félix, no âmbito social, a COP 30 pode promover uma maior conscientização e engajamento da sociedade brasileira nas questões ambientais. A conferência deve mobilizar a população em torno de temas como desmatamento, poluição e justiça climática, incentivando a adoção de práticas mais sustentáveis no cotidiano.
O legado da COP 30 para o Brasil supera os ganhos imediatos do evento.. É crucial que o Brasil aproveite essa oportunidade para construir um futuro mais verde, próspero e equitativo para todos os seus cidadãos, finaliza Thiago para CNN.
Créditos da imagem: Agência Pará.