Comunidades indígenas solicitam participação ativa na COP30

22/04/2025 09:30
Comunidades indígenas solicitam participação ativa na COP30

O jornal O Globo publicou nesta segunda-feira, 22, sobre a declaração que as comunidades indígenas emitiram solicitando participação na COP30.


A carta foi emitida no Acampamento Terra Livre (ATL), em Brasília, que uniu povos originários do Norte do Brasil, das ilhas do Pacífico e da Austrália.


Na declaração, as comunidades pedem que “tenham voz e poder iguais aos chefes de Estado na COP30”.


A carta, que tem como título “Unidos pela força da terra: a resposta somos nós”, eles destacam que os indígenas são “os guardiões das terras e dos mares que regulam o equilíbrio do planeta”, enquanto os governos vêm falhando no combate contra a “maior ameaça à Humanidade”. 


A carta ainda celebra a criação do Círculo de Liderança Indígena, anunciado pela presidência da COP 30 com objetivo de encurtar a distancia entre os representantes dos povos originários e os membros de governos envolvidos nas negociações climáticas.


No mês passado, os quilombolas também se manifestaram. A Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) publicou uma carta aberta com críticas sobre falta de representatividade e cobrou “medidas concretas para a participação efetiva das comunidades afrodescendentes e quilombolas nas negociações climáticas”.


Créditos da imagem: Agência Brasil.

YouTube - @podcastdoamazonico
Instagram - @doamazonico
Facebook - O Amazônico Toni Remigio
Fale conosco:
E-mail: contato@oamazonico.com.br
WhatsApp - Telegram: 91 98537-3356 

Mais matérias Amazônia