Nesta sexta-feira, 25, o jornal Folha de S. Paulo destacou uma carta assinada por 42 parlamentares, com críticas à exploração de petróleo na Amazônia.
Após a negativa do Ibama, o governo Lula segue pressionando o instituto para que a exploração na Foz do Amazonas aconteça. Em contraposição à isso, os parlamentares de dirigiram ao presidente por meio da carta, com o objetivo de questionar a exploração.
O texto é subscrito por deputados federais, estaduais e vereadores, de partidos como PT, PSOL, Rede, PV e PDT.
"Como parlamentares comprometidos com a abordagem dos desafios ambientais nacionais e globais, reconhecemos que a expansão da exploração de petróleo no bioma amazônico é incompatível com as demandas urgentes da crise climática e com a mudança global em direção a uma transição energética justa e equitativa", diz a carta.
Os legisladores também pedem ao presidente que priorize um plano ambicioso de transição energética no país.
“Também fazemos um convite para colaborar em um ambicioso plano de transição energética - que reduza progressivamente as pressões extrativistas do petróleo e da mineração na Amazônia brasileira e, ao mesmo tempo, posicione nosso país como líder global na luta contra a crise climática.”
Créditos da imagem: Petrobras.