Novo Atlas da Amazônia Brasileira reúne pesquisas importantes da região

23/04/2025 10:00
Novo Atlas da Amazônia Brasileira reúne pesquisas importantes da região

O novo “Atlas da Amazônia Brasileira” foi protagonista da reportagem do jornal O Globo desta segunda-feira, 22.


Produzido pela Fundação Heinrich Böll no Brasil, o livro é uma coletânea de 32 artigos escritos por 58 pesquisadores e autores que atuam no território e o explicam de forma didática, mas com grande riqueza de detalhes.


Nos artigos mais introdutórios do livro, há texto resumindo conhecimento diversos: a história da ocupação da região contada pela arqueologia, a manutenção dos ecossistemas pelos sistemas de produção indígenas ancestrais e a importância de preservação da diversidade linguística da região como um arcabouço cultural que transcende a língua em si.


O novo atlas é o sexto de uma série que a divisão brasileira da organização produziu depois de outros temas, como a poluição por plástico, a relação do agronegócio com o ambiente e a biodiversidade de insetos. 


Desta vez, há uma diterença: os editores optaram por construir o livro inteiramente com autores amazônidas ou habitantes na

Amazônia.


Muito mais que uma reunião de pesquisadores renomados da região, o Atlas trata de assuntos do passado, do presente e do futuro, além de reserva uma seção exclusiva para dados estatísticos da Amazônia.


Bancado pelos editores, o livro sai com uma tiragem inicial de 2.000 exemplares, que podem ser solicitados gratuitamente pelo site da fundação no Brasil (br.boell.org). A edição eletrônica em formato PDF será colocada para download livre após o lançamento, que ocorre nesta quarta-feira, 23, em Belém.


Créditos da imagem: Divulgação/ Fundação Heinrich Böll.

YouTube - @podcastdoamazonico
Instagram - @doamazonico
Facebook - O Amazônico Toni Remigio
Fale conosco:
E-mail: contato@oamazonico.com.br
WhatsApp - Telegram: 91 98537-3356 

Mais matérias Amazônia