Celebrando 50 anos de carreira, o fotógrafo paraense Luiz Braga está recebendo uma homenagem na exposição Arquipélago Imaginário, em cartaz no Instituto Moreira Salles (IMS), em São Paulo.
Segundo divulgação da CNN Brasil, a mostra traz 190 obras inéditas, divididas em nove núcleos temáticos. As primeiras seções reúnem fotografias em preto e branco, marca do início de sua produção.
Já nas demais, ganha destaque o uso intenso e expressivo das cores — característica pela qual o fotógrafo é amplamente reconhecido —, com registros recentes realizados principalmente na ilha do Marajó, onde ele vem desenvolvendo um trabalho constante nas últimas duas décadas.
A CNN Brasil destaca que entre as séries apresentadas, está “Nightvision − Mapa do Éden”, iniciada em 2006. Desenvolvida durante a transição da fotografia analógica para digital, a série explora os limites da câmera em ambientes de baixa luz. O resultado são imagens em tons prata-esverdeados, que criam uma atmosfera onírica e fantástica da Amazônia, desafiando estereótipos visuais da região.
“Arquipélago Imaginário” fica em cartaz até 31 de agosto e oferece recursos de acessibilidade, como pranchas táteis e audiodescrição.
Créditos da imagem: Divulgação/ redes sociais Instituto Moreira Salles.
YouTube - @podcastdoamazonico
Instagram - @doamazonico
Facebook - O Amazônico Toni Remigio
Fale conosco:
E-mail: contato@oamazonico.com.br
WhatsApp - Telegram: 91 98537-3356