Presidente da COP30 se posiciona em relação ao tarifaço de Trump

Em reunião, André Lago alinhou os objetivos da conferência e citou o conflito EUA x China

19/04/2025 15:00
Presidente da COP30 se posiciona em relação ao tarifaço de Trump

O jornal Folha de S. Paulo publicou neste sábado, 19, uma matéria sobre o posicionamento de André Corrêa do Lago, presidente da COP30, frente aos desafios mundiais.


Em relação ao tarifaço aplicado por Trump, afirmou que seu papel hoje é "recuperar a atenção do mundo para o tema da mudança do clima, num contexto em que há outras preocupações que parecem se sobrepor".


É referência à escalada de tarifas entre Estados Unidos e a China. "Muito claramente, esta semana, para o governo chinês, foi de concentração sobre a questão da guerra comercial", disse.


Lago diz que, até a conferência do clima em Belém, no Pará, em novembro, Pequim terá estabelecido contribuições nacionalmente determinadas (NDCs, da sigla em inglês) "muito ambiciosas".


EUA, no final do governo Joe Biden, e Brasil já anunciaram as suas. Mas a decisão do novo presidente, Donald Trump, de tirar seu país do Acordo de Paris freou outros atores.


Na coletiva, questionado sobre o financiamento da transição para a economia de baixo carbono nos países em desenvolvimento, Lago falou que "a saída dos EUA [do Acordo de Paris] torna ainda mais clara a dificuldade que o mundo está tendo de reunir os recursos necessários".


Créditos da imagem: Agência Brasil


YouTube - @podcastdoamazonico
Instagram - @doamazonico
Facebook - O Amazônico Toni Remigio
Fale conosco:
E-mail: contato@oamazonico.com.br
WhatsApp - Telegram: 91 98537-3356 

Mais matérias Amazônia