A importância dos jovens nas discussões climáticas é inegável. Pensando nisso, o “Jovens Embaixadores pelo Clima 2025” está com inscrições abertas para jovens em Belém. A oportunidade foi divulgada pela Folha de S. Paulo.
Promovido pelo The Climate Reality Project Brasil (representado pelo Centro Brasil no Clima), em parceria com a Laclima (Iniciativa Latino-Americana de Advogados Climáticos para Mobilização de Ações, na sigla em inglês), o programa visa capacitar lideranças para atuar em negociações internacionais sobre mudanças climáticas.
A formação online conta com aulas gravadas na plataforma Climate Academy e encontros quinzenais ao vivo com especialistas, que terão como foco a COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas).
Segundo a reportagem da Folha, entre características buscadas nos candidatos estão capacidade de análise sobre questões técnicas e políticas envolvendo alterações climáticas, direitos humanos e diplomacia, além de participação ativa nas comunidades para promover sustentabilidade.
Após a primeira fase do programa, até 15 jovens serão selecionados para mentoria especializada com representantes da Laclima, recebendo formação prática para acompanhar as trilhas de negociação da COP.
As inscrições estão abertas até o dia 23 de abril para jovens de 18 a 30 anos que moram na região metropolitana de Belém (PA) e concluíram ou estão matriculadas no ensino superior.
Créditos da imagem: Greenpeace.