Plano Estadual de Bioeconomia: Pará é destaque no desenvolvimento sustentável.

14/04/2025 12:30
Plano Estadual de Bioeconomia: Pará é destaque no desenvolvimento sustentável.

O portal Metrópoles publicou uma reportagem especial nesta segunda-feira, 14, sobre o Plano Estadual de Bioeconomia (Planbio), que completa dois anos de atuação no estado do Pará.


Criado como um dos pilares da política ambiental do estado, o plano já tirou do papel cerca de 80% das 122 ações para serem implementadas em quatro anos. Desse total, 16% já foram concluídas e 84% estão em andamento.

Segundo a reportagem do Metrópoles, as ações do plano têm impacto direto nos 144 municípios paraenses, cobrindo as 12 regiões de integração do estado. Ao longo do último ano, mais de 350 mil pessoas foram mobilizadas em atividades realizadas nos territórios. Destas, 230 mil foram capacitadas em ações que fortalecem o protagonismo de comunidades tradicionais, povos originários, empreendedores da floresta e jovens pesquisadores. Ao todo, cerca de 3500 mil famílias foram diretamente beneficiadas e 1800 negócios sustentáveis receberam apoio técnico ou financeiro. O investimento para os dois anos de execução ultrapassou R$ 130 milhões.

O PlanBio está estruturado em três grandes eixos temáticos, além de um Comitê Executivo responsável pela articulação intersetorial. Cada eixo reúne ações voltadas a diferentes dimensões da bioeconomia na Amazônia.

O primeiro eixo, voltado à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), reúne 23 ações. A estratégia prioriza o fortalecimento da produção científica e tecnológica com base na sociobiodiversidade da floresta.

O segundo eixo, dedicado ao Patrimônio Cultural, ao Patrimônio Genético e aos Conhecimentos Tradicionais Associados, responsável por 17 ações, reúne ações voltadas à valorização dos saberes ancestrais e à proteção dos direitos coletivos de comunidades tradicionais.

Já o eixo das Cadeias Produtivas e Negócios Sustentáveis é responsável por 82 ações, ou 67% do total. O foco está em consolidar modelos de negócios baseados na floresta em pé, promovendo renda, inclusão produtiva e geração de valor em territórios tradicionais.

Créditos da imagem: Agência Pará.
YouTube - @podcastdoamazonico
Instagram - @doamazonico
Facebook - O Amazônico Toni Remigio
Fale conosco:
E-mail: contato@oamazonico.com.br
WhatsApp - Telegram: 91 98537-3356 

Mais matérias Amazônia