Na sexta-feira, 11, a Polícia Federal (PF) e a Funai apreenderam fuzil, mercúrio e grande quantidade de munições na Terra Indígena Kayapó, localizada no município de Ourilândia do Norte, onde ocupa mais de 37% do seu território, no sudeste do estado.
Apreensões
Durante a operação, os agentes da PF e servidores da Funai encontraram seis armas, sendo um fuzil calibre .556 e aproximadamente 200 munições de vários calibres, além de quatro quilos de mercúrio e embarcações.
Também foram inutilizados, no acampamento, motores, embarcações, peças e equipamentos utilizados em dragas de extração de ouro, e achada uma antena de internet por satélite.
Pelas águas
A ação partiu de fiscalização no rio Fresco com vistas a combater o garimpo ilegal na calha e magens do rio Fresco. De acordo com a PF, foram constatadas duas áreas exploradas. Na primeira, os responsáveis pelo garimpo fugiram com a chegada dos policiais.
No segundo local foi encontrada uma draga sendo montada. As pessoas que estavam nessa área foram ouvidas e liberadas. A Funai destruiu ainda cerca de dois mil litros de combustível, maquinários e veículos utilizados para a extração de ouro.
Poluição
O rio Fresco, um dos principais afluentes do Xingu, cruza a Terra Indígena kayapó e tem sofrido com a poluição do garimpo. Além do despejo do mercúrio, a exploração ilegal também deixa suas águas barrentas.
Com imagens e informações Ascom/PF-PA