Da Redação
Após meses de uma campanha eleitoral tensa e conturbada, com direito a ataques de bala e tentativa de assassinato, o republicano Donald Trump contrariou as expectativas e se consagrou Presidente dos Estados Unidos pela segunda vez nesta quarta-feira, 6.
Até o momento, a Associated Press confere vitória de Trump em 27 estados, e liderança do republicano em mais quatro estados em apuração, Alaska, Arizona, Nevada e Michigan.
Os outros estados pêndulos, aqueles decisivos e onde não se consegue prever o resultado, foram dominados por Donald Trump: Pensilvânia, Winsconsin, Ohio, Carolina do Norte e Georgia.
A imprensa apostava que Kamala Harris seria eleita, como sucessora de Biden, mas a virada do republicano foi avassaladora, não deixando dúvidas sobre sua volta à Casa Branca.
O Partido Republicano venceu não só o comando da Casa Branca, como também voltou a ter maioria no Senado, após a troca de parte das cadeiras com a eleição de 34 senadores. A mudança reverte o quadro dos últimos quatro anos, quando o Senado foi composto por 51 democratas e 49 republicanos.
Os republicanos também estavam aparecendo à frente na Câmara, com 198 deputados eleitos, contra os 180 democratas. Outros ainda não foram definidos. O partido que alcançar 218 deputados terá maioria na Casa.
E agora, o que nos espera?
No discurso da vitória, o presidente eleito prometeu “uma era de ouro na América”. Como se esperava, falou novamente em fechar as fronteiras dos Estados Unidos, combatendo a imigração ilegal.
Com o slogan “Promessas feitas serão cumpridas”, Trump também afirmou cortar os impostos e reduzir o déficit.
O que nos resta, no momento, é aguardar a posição norte-americana em relação aos grandes conflitos, como a guerra entre Israel e o Hamas, o conflito Rússia vs Ucrânia, e como a eleição de Trump vai afetar o andamento do cessar fogo (ou não).
No Brasil, Lula parabenizou o republicano com uma mensagem curta, após ter dito abertamente torcer pela vitória de Harris.
"Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo", escreveu o presidente Lula na rede social X.