A CNN Brasil pulicou neste sábado, 2, a decisão do Partido Conservador britânico de eleger Kemi Badenoch como sua nova líder.
A política prometeu devolver o partido, antes dominante, aos seus princípios fundadores para tentar reconquistar os eleitores que deram aos conservadores sua pior derrota eleitoral em julho.
Primeira mulher negra líder de um grande partido político no Reino Unido, Badenoch, aos 44 anos, dará um tom de direita ao cargo, provavelmente apoiando políticas para reduzir o estado e desafiar o que ela diz ser um pensamento institucional de esquerda.
Kemi substituiu o ex-primeiro-ministro Rishi Sunak.
Segundo a CNN, Badenoch atrai tanto fortes admiradores quanto detratores. Ela certamente vai abalar os conservadores, que viram seu contingente de legisladores no parlamento, que tem 650 assentos no total, cair de 365 assentos, em 2019, para 121, em julho.
Mas alguns conservadores mais centristas temem que Badenoch possa alienar não apenas a ala mais moderada do partido, mas também alguns eleitores que foram conquistados pelos democratas liberais centristas na última eleição.
“É hora de começar a trabalhar, é hora de renovar.”, disse a nova líder do Partido Conservador ao público na contagem final da eleição, conforme publicado pela CNN Brasil.
Créditos da imagem: Wikipédia.