“Declaração de Belém”: novo documento propõe um guia para ações na COP30.

10/04/2025 10:30
“Declaração de Belém”: novo documento propõe um guia para ações na COP30.

Nesta segunda-feira, 7, após a Conferência das Nações Unidas sobre Segurança Humana e Justiça Climática, foi apresentada a “Declaração de Belém: um acordo para o futuro da Amazônia”.

O novo documento, elaborado por representantes de países, instituições jurídicas e científicas, além de membros da sociedade civil, reúne 16 propostas que visam influenciar os debates e decisões da COP30, marcada para novembro de 2025 na capital paraense.


O objetivo da declaração é guiar ações concretas de enfrentamento à crise climática, com foco especial na região amazônica. O eixo central do documento é a chamada “dignidade climática” — conceito que defende políticas públicas e práticas sustentáveis baseadas no respeito aos direitos humanos e à natureza, em todos os níveis de governança.


Entre os pontos centrais do documento está a proposta de um plano de segurança ambiental que envolva diferentes setores da sociedade em uma transição ecológica justa.


A “Declaração de Belém” será enviada a líderes globais e instituições internacionais, incluindo o secretário-geral da ONU, o presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas e o chefe da Convenção da ONU sobre Mudanças Climáticas. 


A expectativa é que o documento contribua diretamente com a construção das agendas e compromissos que serão debatidos na COP30, reforçando o protagonismo da Amazônia na luta contra a crise do clima e na construção de um futuro mais justo e sustentável para o planeta.


Com informações: Agência Belém.

Créditos imagem: Agência Brasil.


Instagram - @doamazonico
Facebook - O Amazônico Toni Remigio
YouTube - @podcastdoamazonico

Fale conosco:
Whatsapp - Telegram: 91 98537-3356
E-mail: contato@oamazonico.com.br

Mais matérias Amazônia