Uma situação ambiental urgente aconteceu na Amazônia, mais especificamente no estado do Amapá. Segundo a CNN Brasil, uma barragem de rejeitos de minério se rompeu nesta terça-feira, 11, causando a poluição de 2 grandes rios na região.
O governo do Amapá investiga as causas após o município de Porto Grande (AM), uma das regiões afetadas, declarar situação de calamidade.
O anúncio foi divulgado no Diário Oficial da cidade, que detalhou que houve o rompimento da barragem causando uma enxurrada de lama e dejetos que somam mais de 100 km de poluição, no distrito de Cupixi, afetando os rios Amapari e Araguari.
Segundo a CNN, o governo do Amapá montou uma força tarefa para a investigação.
Uma empresa de minério que atua informalmente e ainda é desconhecida, foi citada pela prefeitura como a principal culpada pelo crime ambiental. A CNN tenta localizar a defesa da mineradora.
A CNN solicitou ao Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) e a prefeitura do município, informações de quais medidas estão realizadas e se a empresa será responsabilizada pelo crime, mas até o fechamento desta reportagem não obteve retorno.
Créditos da imagem: Reprodução das redes sociais.