Barragem de garimpos rompe e dois rios da Amazônia são gravemente poluídos

Barragem rompeu no Amapá, que investiga o caso

13/02/2025 09:00
Barragem de garimpos rompe e dois rios da Amazônia são gravemente poluídos

Uma situação ambiental urgente aconteceu na Amazônia, mais especificamente no estado do Amapá. Segundo a CNN Brasil, uma barragem de rejeitos de minério se rompeu nesta terça-feira, 11, causando a poluição de 2 grandes rios na região.

O governo do Amapá investiga as causas após o município de Porto Grande (AM), uma das regiões afetadas, declarar situação de calamidade.


O anúncio foi divulgado no Diário Oficial da cidade, que detalhou que houve o rompimento da barragem causando uma enxurrada de lama e dejetos que somam mais de 100 km de poluição, no distrito de Cupixi, afetando os rios Amapari e Araguari.


Segundo a CNN, o governo do Amapá montou uma força tarefa para a investigação. 


Uma empresa de minério que atua informalmente e ainda é desconhecida, foi citada pela prefeitura como a principal culpada pelo crime ambiental. A CNN tenta localizar a defesa da mineradora.


A CNN solicitou ao Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) e a prefeitura do município, informações de quais medidas estão realizadas e se a empresa será responsabilizada pelo crime, mas até o fechamento desta reportagem não obteve retorno.


Créditos da imagem: Reprodução das redes sociais.


YouTube - @podcastdoamazonico
Instagram - @doamazonico
Facebook - O Amazônico Toni Remigio
Fale conosco:
Whatsapp - Telegram: 91 98537-3356
E-mail: contato@oamazonico.com.br

Mais matérias Amazônia