Nesta próxima sexta-feira, 14, o presidente Lula cumprirá agenda em Belém, em meio a muitas polêmicas e situações alarmantes.
O itinerário do presidente girará em torno da COP30, onde ele e a equipe visitarão as obras do Parque da Cidade. Em seguida, Lula acompanhará a cerimônia de divulgação dos investimentos do Governo Federal para a COP30 e seu legado.
Atentado
A Polícia Federal, inclusive, liderou uma investigação que fez buscas contra um homem não identificado que ameaçou um atentado ao presidente Lula em sua visita a Belém.
A PF determinou uso de tornozeleira eletrônica pelo homem e a proibição de se aproximar de locais onde o presidente estiver.
COP30
A visita também acontecerá após uma declaração do presidente na última quarta-feira, 12, sobre a realização da COP30. Em entrevista à Rádio FM de Macapá, Lula defendeu a sede do evento ser na Amazônia, para aproximar o mundo da região.
“Quando decidimos fazer a COP 30 em Belém, é porque quero que a Amazônia fale pro mundo. Eu quero que eles venham ver a exuberância da Amazônia, a qualidade humanista do povo do norte do país, do povo do Amapá, do Pará, de Roraima, do Amazonas”, disse o petista na entrevista.
Exploração de petróleo
A fala do presidente se destaca após a polêmica da exploração de petróleo na Margem Equatorial na Amazônia.
Conforme noticiamos aqui n’O Amazônico, o processo para autorização para a exploração está em andamento, e questionamentos sobre uma possível contradição foram levantados.
Como o Brasil quer se lançar como uma potência de discussão climática e ambiental se autoriza a exploração petrolífera na Amazônia?
Também dito aqui no O Amazônico, o presidente da COP30, André Corrêa do Lago, afirma que a situação não se mostra paradoxal, e que a situação é comum no cenário mundial.
Já podemos perceber que a visita - e a COP30 - não serão para amadores, e muitos nos espera nos próximos meses.
Créditos da imagem: Agência Brasil.
YouTube - @podcastdoamazonico
Instagram - @doamazonico
Facebook - O Amazônico Toni Remigio
Fale conosco:
Whatsapp - Telegram: 91 98537-3356
E-mail: contato@oamazonico.com.br
Facebook - O Amazônico Toni Remigio
Fale conosco:
Whatsapp - Telegram: 91 98537-3356
E-mail: contato@oamazonico.com.br