Desde o início do ano, mais de dez mangueiras caíram em Belém. A CNN Brasil publicou uma matéria neste sábado, 8, em que especialistas apontam o motivo e alertam para essa situação.
Segundo o mestre em Botânica Tropical Edilson Freitas, ouvido pela CNN, a intensificação das mudanças climáticas tem agravado esse cenário, pois períodos prolongados de seca se alternam com chuvas intensas e rajadas de vento, tornando as árvores mais vulneráveis.
O botânico paraense destaca ainda que os impactos dos fenômenos climáticos El Niño e La Niña também contribuem para a instabilidade climática na região.
Essa ação acaba resultando em variações bruscas de temperatura e aumento na frequência de chuvas volumosas, o que sobrecarrega as árvores centenárias e eleva os riscos para pedestres, motoristas e imóveis próximos.
Além de ações emergenciais de manutenção das mangueiras, Freitas acredita que campanhas educativas e o incentivo à participação popular são essenciais para garantir a manutenção e recuperação da arborização da cidade.
Créditos da imagem: Ascom/Sesma.