O início da exploração de petróleo na Amazônia parece estar mais perto. Após o presidente Lula a aprovar a licença para perfurar o primeiro poço de petróleo na Bacia da Foz do Amazonas, na Margem Equatorial, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou que todas as demandas apresentadas pelo Ibama foram entregues em novembro.
A Margem Equatorial é a região que se estende do litoral do Amapá até o Rio Grande do Norte. O poço está a 2.800 metros de profundidade e a 200 quilômetros da costa do Amapá.
A notícia é do jornal O Globo, que destaca a articulação do governo federal e da Petrobras para a exploração do petróleo acontecer.
Na última quarta-feira, Petrobras e Ibama se reuniram em Brasília a pedido de Lula. O objetivo do encontro foi munir o governo com informações para compreender os argumentos de ambos os lados, de forma a decidir o futuro da exploração.
Em novembro, os técnicos do Ibama emitiram um parecer desfavorável à perfuração de um poço na região e solicitaram mais esclarecimentos à estatal.
Segundo fontes do jornal O Globo, a demora para uma solução definitiva tem incomodado parte do governo.
Créditos da imagem: Petrobras.